31 de março de 2014

Escritor brazuca: Fábio Chap


Achei no face esse incrível "Escritor formado por rua e poesia; dor e amor", autor do livro 'Tive um sonho pornô'.

Abaixo um texto copiado de sua página no face:

"Ela lembrou como ele beijava o pescoço. Lembrou o que ele dizia às terças; antes do bar de sempre. Lembrou daqueles banheiros que rendem, até hoje, belas memórias. No torpedo: ‘Tô com saudade.’ Ele ria e ela via que era de verdade. Era daquelas paixões fortes. Ela dizia ter medo de ficar sozinha e que baratas não mereciam lugar no mundo. Ela lembrou que sentia o maior amor do mundo.

Ele lembrou como ela pedia mais e mais forte. Lembrou o que ela dizia às quintas; aquelas em que ele dava carona pra ela na faculdade. Aquele carro rende, até hoje, histórias quentes de dois corpos que se ama(va)m. No olhar ele deixava claro: ‘Eu poderia ficar aqui pra sempre’. E ela ria; via que era de verdade. Era daquelas paixões que descem e sobem ladeiras. Ele dizia ter medo de acontecer algo se ela continuasse andando nas ruas de maneira tão distraída. Lembrou do quanto poderia ser horrível perder, de qualquer forma, aquela mulher.

Mas a grande verdade é que aquele casal louco lembrou de muitas outras coisas, só que o telefone não tocou. Nem lá. Nem cá. Eles não se falaram. Continuaram infelizes, não sei se para sempre, mas até agora. O não dito está matando aqueles dois que não deixaram pra depois o tal orgulho.

Têm sido tempos horríveis; de alma que sangra e saudade que devasta. E pensar que basta só um deles dizer:

- Oi."

Para saber mais sobre ele, clique aqui.

26 de março de 2014

Concurso de literatura fantástica dá prêmio de 3 mil euros


A revista Bang realiza a primeira edição do Concurso Internacional de Literatura Fantástica em Língua Portuguesa. O projeto busca incentivar a criação de romances inéditos de ficção científica, terror ou realismo mágico, que contará com publicação no Brasil e Portugal e prêmio de 3 mil euros.

O prêmio visa distinguir, exclusivamente na área do romance, uma obra totalmente inédita de literatura fantástica (fantasia, ficção científica, história alternativa, horror, realismo mágico, etc.). Considera-se inédita a obra que não tenha sido publicada, em meio profissional ou amador, físico ou eletrónico, no todo ou em parte.

Ficam automaticamente excluídos do concurso todos aqueles romances que, mesmo que permaneçam inéditos, tenham já sido premiados ou recomendados para publicação noutros concursos.

Regulamento completo e inscrições, até 6 de julho, no site.


Fonte: Catraca Livre.

24 de março de 2014

Um lugar sem sentido

Brasileiro não gosta de ler. Na era digital, o livro é dispensável. Bi­blioteca é lugar para onde vai quem está de castigo. Inevitavelmente imerso na cultura de desvalorização da leitura e na relação do brasileiro com o objeto livro, o ambiente escolar é o local em que chavões como esses convivem com a falta de acesso a espaços compartilhados de leitura. Como, então, a escola consegue cumprir seu papel de propulsora da democratização da cultura leitora no Brasil?

Os números falam por si: mais de 15 milhões de alunos brasileiros estudam em escolas sem bi­bliotecas, um equipamento bá­si­co. Diante do quadro, cabe questionar: qual a importância da biblioteca para a formação educacional? Entre as consequências de sua ausência no espaço escolar são apontadas dificuldades no período de alfabetização, no desenvolvimento da autonomia para a aprendizagem e no acesso a outros conhecimentos, diminuindo a capacidade de abstração e argumentação.

Leia o texto completo


A indicação desse artigo foi feita pela querida Cristiane Camizão.

19 de março de 2014

Kafka e Shakespeare inspiram games independentes

Não sei você, mas eu sempre sonhei em jogar um game sobre o escritor alemão existencialista mais maroto de todos os tempos. Mentira, claro. Mas um desenvolvedor abençoado resolveu atender ao desejo que ninguém sabia ter e criou The Franz Kafka Videogame, aventura inspirada na obra do autor de A Metamorfose.



7 de março de 2014

Grafites são vendidos para financiar aula na rua


Ter em casa uma daquelas pinturas feitas por artistas de rua já é algo muito, muito legal. Agora imagine se, além da sorte de ter uma arte como essa na parede, você pudesse contribuir para uma escola da região? É o que o Projetocoruja pretende fazer ao colocar seis obras à venda para financiar o projeto Escola na Praça, que leva crianças da 5a série da EMEF Olavo Pezzotti para ter aulas de ciências, geografia e artes em locais públicos do bairro.

5 de março de 2014

Sugestão de leitura: Bibliotecário Especialista


Fabiano é um bibliotecário que ao iniciar a sua vida profissional se deparou com inúmeras dificuldades de informação. Com a ajuda de especialistas, buscas na internet e no dia-a-dia da biblioteca reuniu um vasto material informacional que será útil aos bibliotecários recém formados. Seu objetivo neste livro é mostrar que o profissional bibliotecário de hoje, depara-se com o crescimento de diversas possibilidades de trabalho. Conscientizar cada vez mais, que o bibliotecário é o intermediário entre as diversas ferramentas para o acesso ao conhecimento existente em bibliotecas e centros de informação. Assim o profissional da informação deve estar preparado para valer-se de todas as mídias disponíveis para poder atuar, também como agente cultural.  Este livro apresenta: