Muitas pessoas, por mais que você fale dos benefícios da leitura, não suportam a ideia de terem que parar, que seja por 20 minutos ao dia, para lerem um livro. Enxergam isso como uma perda de tempo, dizem que comprar livros é dinheiro jogado fora, que têm coisas mais importantes para fazerem, etc.
Vamos as dicas
1- Descubra alguma paixão desta pessoa:
Todos nós somos apaixonados por algo; um esporte, um time, um lugar, um estilo, profissão, um hobby, uma celebridade, etc. Pegue este gancho e presentei-e seu amigo(a) com um livro relacionado a algo que ele(a) goste muito. Não tem como errar, “é batata”.
2- Sempre que for a uma livraria, convide alguém que não tem o hábito de ler para ir com você:
Não só se convida amigos para irem ao shopping, ao cinema, ao teatro, à balada… também se convida amigos para irem à livraria. Crie este costume de sempre que for comprar os seus livros, ou simplesmente passear um pouco em uma livraria, convidar um ou dois amigos para irem com você. Se a pessoa relutar, diga que lá não vende só livros, que tem também cd’s, dvd’s e revistas. Ao chegar tente direcionar a pessoa à uma área onde ela tenha mais afinidade e procure deixá-la a vontade.
3- Não emita opiniões negativas:
Não tem nada mais chato e desestimulante quando você vem todo empolgado pedir a opinião de alguém sobre algo e esta pessoa lhe joga um “balde de água fria”. Não faça isso, se o seu amigo (que nunca leu nada na vida) vier lhe pedir a opinião sobre um livro, diga que é legal (mesmo que não seja) e o incentive a ler. O acompanhe, perguntando o que está achando do livro, o entusiasme dizendo que conhece outros livros parecidos com aquele, e que no próximo final de semana (se ele quiser), vocês podem voltar a livraria para dar mais uma olhada em outros títulos.
Fonte: O Vendedor de Livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e compartilhe!