27 de agosto de 2013

Por trás das oficinas de escrita criativa

As oficinas formais, integradas a cursos acadêmicos, surgiram nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1940 e se popularizaram após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, chegaram a partir dos anos 60. Para entender um pouco mais desse universo e saber como funcionam na prática essas oficinas de escrita, clique aqui e leia a matéria completa.

ONDE ENCONTRAR OFICINAS:

Unidades do SESC em todo o país

Centros Culturais públicos e privados como: Casa das Rosas (SP), Centro Cultural Vergueiro (SP), Instituto Vera Cruz (SP - oferece uma pós em Formação de Escritores), Casa do Saber (São Paulo e Rio de Janeiro), Centro b_arco (SP), Oficina de Escrita Criativa (SP), Estação das Letras (Rio de Janeiro), Casa das Ideias (Porto Alegre), Espaço 3 e Meio (Recife)

Oficinas que fazem parte de cursos acadêmicos: Criação Literária da PUC-RS, inserida no programa de pós-graduação em Letras da universidade e uma das pioneiras do gênero no país. O curso é ministrado pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil e é aberto à comunidade. E, no Rio de Janeiro, há o curso de Letras com habilitação em Produção Textual, oferecido pela PUC-Rio desde 2004
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e compartilhe!