17 de setembro de 2014
A semântica do amor contemporâneo
Débora Marx no Literatortura
O amor é o sentimento mais exaltado pelos poetas desde o século XVI, e pelos registros literários e históricos pode-se afirmar que o amor Eros nunca foi tão aceito e liberado em sociedade, quanto nos dias de hoje, nos quais as barreiras criadas pelas tradições e valores estão cada vez menores: Mulheres, homens, velhos, jovens, não importa! Ainda que com algumas resistências, cada um conseguiu, por meios até convergentes, o direito de escolher quem amar e como amar. Porém, em pleno século XXI, com a intensificação da vida nervosa e com estigmas sociais cada vez mais pesados, nos questionamos não mais se podemos amar, mas sim, se ainda somos capazes.
11 de setembro de 2014
Um blog de bibliotecários para bibliotecários (:
Publicações periódicas de artigos acadêmicos, notícias, coletâneas de livros, vídeos e quadrinhos e divulgação de eventos, cursos e palestras. Tudo isso é oferecido em um site organizado e de fácil navegação, criado e administrado há cinco anos pelo bibliotecário Maurício Amormino (CRB-6/2422). “A ideia de criar um website surgiu na época em que eu cursava Biblioteconomia na UFMG, entre 2001 e 2005. Eu e alguns colegas criamos o blog BiblioTurma, mas as ferramentas daquele tempo requeriam um conhecimento mais especializado e por isso resolvemos abandoná-lo”, explica Maurício. Ele acredita que a “democratização” digital facilitou o compartilhamento de informação e viabilizou a concretização de um sonho: produzir conteúdo não somente para os bibliotecários, mas também para todos os profissionais da área. Confira!
Fonte: Blog CRB-6
10 de setembro de 2014
9 de setembro de 2014
Uma manhã rara na biblioteca
Lá dentro imperava um silêncio religioso, quebrado de vez em quando pela voz das “três graças”, como Mindlin se referia às três mulheres que guardavam sua biblioteca. Cristina Antunes era responsável pela catalogação. Rosana Gonçalves respondia pelo acervo de periódicos e de fotografias. Elisa Nasarian cuidava dos arquivos de terceiros, da correspondência e da agenda de Mindlin.
5 de setembro de 2014
Para pesquisadores, Harry Potter ensina tolerância
Por Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral via Por vir
Um garoto com um raio na testa, um menino com uma família que enfrenta dificuldades financeiras e uma garota esperta que não sente que pertence inteiramente à sua sociedade. E, claro, todos os três são bruxos. O enredo da série de livros infantojuvenis Harry Potter, segundo estudo de psicólogos de diferentes universidades europeias, além de instigar a imaginação dos leitores, estimula que jovens apresentem mais tolerância e qualifiquem suas percepções sobre grupos estigmatizados, como homossexuais, imigrantes e refugiados.
Para tanto, o grupo de pesquisa, que reuniu cientistas das Universidades de Modena e Régio Emília, Padova e Verona, na Itália, e Greenwich, na Inglaterra, conduziu o estudo em três etapas. Na primeira delas, foi realizada pesquisa com 34 estudantes do que equivaleria ao 5º ano do ensino fundamental, que participaram de um curso de seis semanas estudando e discutindo os livros da série.
Para tanto, o grupo de pesquisa, que reuniu cientistas das Universidades de Modena e Régio Emília, Padova e Verona, na Itália, e Greenwich, na Inglaterra, conduziu o estudo em três etapas. Na primeira delas, foi realizada pesquisa com 34 estudantes do que equivaleria ao 5º ano do ensino fundamental, que participaram de um curso de seis semanas estudando e discutindo os livros da série.
4 de setembro de 2014
Cursos de programação
E nada melhor do que a própria internet para dar uma força no aprendizado. Se você não é adepto dos sites para aprender programação na prática , quem sabe prefere começar por um Mooc? O Porvir fez uma lista com seis deles, de universidades como Stanford e Berkeley, que ensinam desde as características dos sistemas operacionais até linguagens de programação; três deles com legenda em português.
Assinar:
Postagens (Atom)