Bateu preguiça de ler sobre questões como geopolítica, economia informal e outros temas "sérios"? Que tal então um jogo sobre esses assuntos?
Está se consolidando um gênero de games que pode ser chamado de "jogo-ensaio". São jogos bacanas, com boa jogabilidade, só que tratando em detalhes de temas complexos.
E com o brilho de um bom ensaio de jornalismo literário da revista "New Yorker".
Um precursor é o jogo "Unmanned", que fala dos drones, aviões militares não-tripulados que estão na ponta de várias discussões geopolíticas.
O game mostra a dimensão humana (e trágica) dos ataques com drones. O jogador entra na pele de um operador de drones e segue seus dilemas no dia a dia (a vida de civis em áreas politicamente instáveis depende de fatores como se ele tomou café ou está impaciente).
Outro jogo-ensaio é o "Papers, Please", em que o jogador atua como um oficial de imigração decidindo quem entra ou não no país. Não é fácil lidar como o drama de ter de recusar a entrada de refugiados ou autorizar pessoas claramente suspeitas, mas com papeis em ordem.
Por fim, um jogo bom para a realidade brasileira: "Cart Life" é um simulador de camelô. É também um detalhado ensaio sobre a economia informal, o drama do desemprego e as dificuldades de sobreviver no comércio de rua. Poucos textos foram capazes de apresentar a questão com tantos detalhes, de forma intrigante e divertida.
Nas entrelinhas dos jogos-ensaio está também uma boa discussão sobre o futuro das narrativas, da literatura e do próprio jornalismo. Fonte: Folha de SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e compartilhe!