10 de dezembro de 2013

Leitura & férias: A Torre Negra

A Torre Negra é uma série de fantasia inspirada no poema épico de Robert Browning “Childe Roland a Torre Negra chegou” e composta por sete volumes: O pistoleiro (1982), A escolha dos três (1987), As terras devastadas (1991), Mago e vidro (1997), Lobos de Calla (2003), Canção de Susanna (2004) e A Torre Negra(2004). A saga segue os moldes tolkianos, no sentido de relatar uma busca, nesse caso, a busca do pistoleiro Roland Deschain pela torre do título, o centro de todo nexo e espaço.

Entre as inspirações e referências da série estão as lendas arturianas. Os pistoleiros, dos quais Roland de Gilead é o último remanescente, são uma espécie de Cavaleiros da Távola Redonda. Trocando, é claro, as espadas e escudos por dois revólveres de cabos de sândalo, passados de pai para filho.

No caminho do pistoleiro, somos apresentados a termos como o Ka, algo parecido com destino, talvez um pouco mais forte e implacável. A missão de Roland, o seu Ka, é encontrar a Torre Negra, a última esperança de reconstrução desse universo despedaçado.

A tal torre parece ser uma coisa abstrata, difícil de ser imaginada ou compreendida. Será que ela existe? É uma estrutura física ou elemento metafórico? Dúvidas que persistem ao longo dos livros, mas que Stephen King, através da determinação de Roland, faz com que o leitor, apesar das incertezas, passe a acreditar que tudo depende da Torre Negra, e que ela precisa manter-se em pé.

A realidade é tênue no universo do pistoleiro de Gilead, muitas portas se abrem do Mundo Médio para outros mundos, inclusive para o nosso. E é a partir dessas viagens entre diferentes realidades que a saga se torna ainda mais complexa e cheia de referências à cultura contemporânea. Referências que vão desde robôs e aparelhos eletrônicos a músicas do Elton John (!). E é também a partir das passagens entre mundos que Roland encontra seu Ka-tet (aqueles unidos pelo destino). Companheiros de viagem saídos de diferentes versões de Nova York: um viciado em heroína, uma negra paraplégica e esquizofrênica e um garoto com sérios problemas familiares. Além de um bicho que é uma mistura de cachorro e guaxinim… (ok, eu avisei que a coisa era complexa).


Estou atualmente no livro 3, e amando <3
Fonte deste texto é o Literatortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e compartilhe!